shiatsu
A Vida moderna trouxe para as pessoas muitas facilidades cotidianas, mas também deixou a sociedade mais sedentária, por isso é cada vez mais comum reclamações de desconforto com o corpo. A lombalgia como vamos ver ao longo deste artigo é uma das patologias que se pode acometer com o sedentarismo excesso de peso, má postura e até mesmo relacionado a ocupação profissional fazendo movimentos repetitivos pode ocasional a lombalgia, entre outros.
A lombalgia é dor na região lombar na coluna vertebral, não é considerada uma doença e sim um sintoma. Pode apresentar dor intensa ou moderada, dor radiada para membros inferiores ou não. É uma alteração musculo - esquelético que segundo a OMS afeta em média 80% da população.
No entanto as a lombalgia pode ser prevenida ou tratada, na prevenção pode ser usado o policiamento da postura, atividades físicas de forma correta entre outros no tratamento a fisioterapia como terapia principal e acupunturas e shiatsu usados como terapias complementares.
O objetivo dos tratamentos é o alivio da dor recuperação dos movimentos, a fisioterapia irá proporcionar o fortalecimento muscular e da estrutura óssea para que assim reduzindo o desconforto.
O shiatsu surgiu no Japão no século XII e consiste em uma técnica parecida com acupuntura mas em vez de agulhas usa-se os dedos fazendo pressão em determinados pontos. O shiatsu faz parta da medicina oriental, onde a saúde é vista como equilíbrio total do corpo e energia, sendo assim o shiatsu visa buscar normalizar a energia vital do paciente para que assim crie condições para que seu organismos elimine a enfermidade.
O shiatsu além de prevenir e curar tem como objetivo tornar o paciente consciente do seu corpo tocando em determinados pontos para liberar e normalizar, deixar o corpo em equilíbrio pois os sentimentos e emoções são armazenados nos músculos e nervos causando o tensão da região dando o efeito de dor no local. Normalizando o fluxo de energia o paciente terá