Tratamento fisioterapeutico em lombalgias
TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO EM LOMBALGIAS
Atividade destinada à disciplina de Metodologia
Científica, do 4 período de Fisioterapia da
Faculdade Dom Bosco.
CURITIBA 2012
TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO EM LOMBALGIAS
Flávia Pinotti dos Santos
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a patologia conhecida como lombalgia e explicar como podemos trata-la, utilizando somente as terapias naturais. Este texto é dedicado à estudantes e profissionais da área da saúde.
Para a realização desta atividade, foi utilizado livros de patologias, de anatomia e de técnicas de tratamentos fisioterapêuticos, mostrando a fisiologia da lombar, sua fisiopatologia, suas causas e seu tratamento adequado.
Primeiramente irei demonstrar a anatomia e o funcionamento da lordose lombar em estado saudável e logo após apresentá-la como a lombalgia propriamente dita. Depois do entendimento desses itens, iremos relatar as causas e os tipos de tratamentos mais eficazes para esta doença, como a eletroterapia e técnicas de estabilização lombar dinâmica nos estágios agudos da dor, o pilates fisioterapêutico, o RPG, os exercícios proprioceptivos supervisionados e acupuntura.
Dores lombares são alterações músculos-esqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas e acometem entre 70% a 80,5% da população em ambos os sexos. As algias são decorrentes ao esforço requerido para atividades do trabalho e da vida diária. Sendo evidenciadas como sinais clínicos, a imobilidade e a deformidade antálgica para as quais, qualquer tentativa de movimento ativo ou passivo irá produzir a dor. Observou-se que em exercícios orientados (alongamento, caminhar, natação entre outros) há uma redução das dores lombares subagudas ou crônicas, além da melhora da disfunção física e psicológica e prevenção da recorrência. Outro item analisado é que o alongamento associado ao ultrassom proporciona uma redução rápida das algias. Logo, a lombalgia é uma