Tratamento de água
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor.Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.
Tratamento do Ar
Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. As fábricas tem metas e planos de encontrar soluções como filtros para reduzir o lançamento de ar poluente na atmosfera. Testes realizados com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.
1) Incineração
O processo de incineração consiste na queima do lixo com o objetivo de reduzir seu volume. Embora aparente garantir benefícios à população, este procedimento só será vantajoso se realizado de forma correta, caso contrário pode prejudicar o meio ambiente e, em médio prazo, trazer malefícios consideráveis.
A forma caseira ou artesanal de incinerar o lixo consiste em um processo perigoso e prejudicial ao meio ambiente, pois muitas vezes é feito ao ar livre, ou seja, não se tem controle do fogo. O outro problema está associado ao processo de combustão, uma vez que são liberados gases poluentes. Aliás, o solo também é prejudicado com a presença das cinzas.
O modo correto e eficiente de realizar