Endividamento das famílias brasileiras.
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva oportunizar uma reflexão sobre os impactos do endividamento nas famílias brasileiras, por meio de análise teórica e empírica fundamentada em dados concretos, onde a partir de uma pesquisa e entrevista com profissionais nas áreas comerciais em geral, com Sr. Leandro Santos gerente loja Motopeças, e Patrícia Freitas empresária. Abaixo segue entrevistas com opiniões a respeito do endividamento das famílias.
E na seqüência da pesquisa irei referenciar a sociedade e o consumo e o endividamento, o crédito do consumo, a mídia e modos de subjetivação e o superendividamento, e vulnerabilidade das famílias brasileiras.
Entrevista 1
Entrevistado: Sr. Leandro Santos
Função: Gerente de loja Motopeças
1 - O senhor observa, no seu trabalho, que as pessoas estão ficando endividadas? Por quê?
R: sim, as pessoas vêm se endividando pela facilidade de créditos do mercado e financiamento de bens, utensílios .
2 - Na sua opinião, quais são as razões para que as famílias brasileiras estejam se endividando nos últimos anos?
R: Um aspecto que pode estar contribuindo ao endividamento excessivo é o insistência dos meios de comunicação, que acaba decorrente da "má-gestão" orçamentária e da incapacidade dos consumidores de traçar previsões financeiras.
3 - As facilidades de crédito, financiamento e consumo têm contribuído para o endividamento das famílias?
R: Várias são as questões fundamentais para sua problematização, a cultura do consumo em nossa sociedade, o incremento da oferta de crédito, o achatamento dos salários, ou o aumento dos recursos necessários para prover a sobrevivência e fazer frente aos hábitos de consumo, a promoção bastante