Endividamento das famílias brasileiras
Curso Superior De Graduação em Serviço Social
endividamento das famílias brasileiras
Ji-Paraná
2012
GESIANE SILVEIRA DE ALMEIDA
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média do curso de Serviço Social das disciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Ji-Paraná
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
O ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS..............................................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................9
INTRODUÇÃO
O aumento acelerado do endividamento do brasileiro é tema em todos os meios de comunicação nos últimos anos. É bom ressaltar que o incentivo ao consumo, o aumento de poder de aquisitivo nas classes sociais mais baixas, a facilidade de crédito, redução de juros, o aumento de empregos com carteira assinada, provoca a movimentação da população em direção a oferta de consumo.
Esses motivos não são a causa direta do endividamento das famílias, o que se torna preocupante é quando elas não se planejam na hora das compras, comprometendo seu orçamento mais do que o possível.
A inadimplência causada pelas famílias devedoras é prejudicial não somente a elas, mas também a economia do país.
O problema não está nas ofertas de crédito, e no incentivo ao consumo, mas sim