SISTEMA DE SAFS
INTRODUÇÃO
A partir do final da década de 70, com a chamada segunda revolução acreana, que se iniciou devido a organização de seringueiros e índios, antes de lados opostos, em defesa de sua fonte de sobrevivência e cultura, colocaram-se unidos contra os migrantes sulistas. Deste embate, um dos principais e mais reconhecidos líder em prol do meio ambiente o seringueiro Chico Mendes conseguiu voltar o mundo para seus ideais, mesmo antes de sua morte, desencadeando pesquisas voltadas para o entendimento de como melhorar o uso dos recursos naturais e técnicas de recuperação de áreas degradadas.
O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Com base neste conceito foram criadas atividades de agricultura como fonte de renda familiar denominado SAFs (Sistemas Agroflorestais), que no estado do acre foi batizado de Roçado Sustentavel. O QUE É SAFs? SAF é um sistema que reúne as culturas agrícolas com as culturas florestais, tendo como primeiro passo a recuperação da área degradada.
HISTÓRICO Desde as primeiras experiências com a agricultura de subsistência, principalmente pelas famílias, já se aplicavam as técnicas de SAFs. Mas em alguns pontos do planeta predomina o modelo simplificado de agricultura com o uso de fogo nos chamados roçados, que ao longo dos