investimentos financeiros
Investimento significa “sacrificar algo hoje” para obter “ benefícios no futuro”.
Dois aspectos muito importantes no conceito de investimento:
- tempo
- risco
O sacrifício presente é certo mas a magnitude dos rendimentos no futuro é, em muitos casos, incerta.
Estes dois elementos são determinantes na valorização dos activos financeiros.
Investimentos são reais ou financeiros.
Investimentos são reais quando envolvem algum activo tangível, como uma casa, carro, computador etc.
Investimentos são financeiros quando envolvem contratos legais, que prometem benefícios futuros, em determinadas condições. Exemplo acções e as obrigações.
Taxa de juro para um determinado período de tempo é o preço de utilizar uma unidade monetária durante esse período de tempo.
A taxa de juro que vai vigorar no mercado depende da oferta e da procura de crédito.
Taxa de juro de equilíbrio é aquela para o qual a quantidade oferecida é igual a quantidade oferecida. Se para uma dada taxa de juro, o montante que os agentes estão dispostos a emprestar é inferior ao montante que os outros agentes desejam pedir emprestado ( a oferta é menor que a procura), haverá tendência para o preço subir, ou seja, a taxa de juro subirá. O que levará a que mais indivíduos a preferir poupar, e a pouparem mais ( aumenta a quantidade oferecida) e levará outros indivíduos a pedirem menos emprestada ( diminuiu a quantidade procurada).
Risco: Muitos activos financeiros não têm uma rentabilidade certa. Exemplo acções. Quando não sabemos a «mais-valia» e os dividendos que vamos receber a rentabilidade do activo é incerta, corremos um risco.
As pessoas só estão dispostas a deter activos com mais risco se a sua rentabilidade esperada for elevada.
A diversidade da carteira de activos leva a uma diminuição do risco.
É importante olharmos para a carteira de activos. É importante saber como determinar a rentabilidade esperada da carteira de activos e como determinar o risco da carteira de