INVESTIMENTOS FINANCEIROS
Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros. Conheça abaixo cada um deles:
Fundo de investimento
Também pode ser denominado por comunhão de recursos financeiros, isto é, todo o valor investido é utilizado na compra de bens, seja mobiliários ou títulos, que são todos passados ao investidor. Portanto, o fundo de investimento é uma poupança aplicada, em que qualquer pessoa, física ou jurídica pode realizar, porém sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.
Os fundos de investimentos são classificados de acordo com o tipo de investimento, normalmente usa-se os termos conservador, moderado ou ousado para identificar o perfil do investidor e assim escolher o fundo mais adequado.
Principais características:
Um fundo é compartilhado, isto é, sua composição é feita com recursos de diversos investidores.
O objetivo é tentar maximizar os lucros (retorno) com menor risco.
Geralmente os fundos exigem um investimento mínimo, cujo valor dependerá da instituição e das características do fundo.
Eles podem ser classificados em: renda fixa, renda variável, Multimercado e outros.
Em uma classificação mais específica eles podem ser destinados a investimentos em: ações, câmbio, imóveis, ouro, títulos do governo, entre outros.
Caderneta de poupança
Classificado por conservador, a caderneta de poupança é muito conhecida, principalmente por poder ser feita por