Relat Rio 07 Cin Tica Qu Mica
IFQ – INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
EXPERIMENTO 8: Equilíbrio Químico.
Guilherme Pimenta Vilela - 34050
Vinicius de Paula Castro - 33336
Disciplina: Química Geral Experimental
Turma: QUI017- P3
Professor: Éder do Couto Tavares
Itajubá, 28 de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
EXPERIMENTO 7: CINÉTICA QUÍMICA.
Guilherme Pimenta Vilela
Vinicius de Paula Castro
Relatório submetido ao prof. Éder, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Laboratório de Química Geral do curso de graduação em Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2015
1. OBJETIVOS associar o conceito de reversibilidade de uma reação a algo perceptível visualmente. Isto será realizado deslocando-se o sistema em equilíbrio ,no qual participam substancia de coloração característica.
2. INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo .Foi estudado pela primeira vez pelo químico francês Claude Louis Berthollet em seu livro Essa de statique chimique de 1803.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis.
O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Quando um sistema atinge equilíbrio, ele tende a permanecer nesse estado desde que não ocorra nenhuma perturbação externa. Le Chatelier quando estudou os sistemas em equilíbrio