Tratamento de água da chuva
Curso de Engenharia Ambiental
Camila Guerim Pieniz
Tratamento de Águas Pluviais
Tratamento de água de chuva através de filtração lenta e desinfecção UV
Lages
2011
Introdução
Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Sua essencialidade é indiscutível, sendo extremamente necessário para a manutenção da vida no planeta.
Quando a densidade demográfica aumenta em alguma determinada região e a estrutura de distribuição hídrica não está preparada para suprir as demandas, a população acaba buscando fontes alternativas para a obtenção, porém nem sempre há qualidade. Outro problema é observado quando a comunidade sequer possui um sistema de captação e abastecimento permanente.
O uso de fontes alternativas é citado como uma das soluções para o problema de escassez da água. Dentre estas fontes destaca-se o aproveitamento da água da chuva, por ser uma das soluções mais simples e baratas para produzir a água potável.
Citações Atualmente, o nível das águas dos rios brasileiros é a metade do que se encontrava há 50 anos e poucas pessoas conseguem perceber que a água - "que vive caindo do céu" - pode um dia acabar (Freitas; Alexandre, 2003).
Segundo Fendrich (2002), uma fonte alternativa de água é o aproveitamento das águas de chuva e, ainda, captada, não é jogada diretamente na rede de drenagem, de modo a reduzir o escoamento rápido, principal causador de enchentes e enxurradas.
Fernanda (STUKEL ET al., 1990) compartilha deste ponto de vista ao afirmar “a maioria das doenças nas áreas rurais podem ser consideravelmente reduzidas desde que a população tenha acesso a água potável. Pois o risco de ocorrência de surtos de doenças de veiculação hídrica no meio rural é alto, principalmente em função da possibilidade de contaminação bacteriana de águas que muitas vezes são captadas em poços velhos, inadequadamente vedados e próximos de fontes de