Gestão ambiental - reuso das águas cinzas e aproveitamento da água de chuva
Este trabalho aborda o aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas cinzas.
O aumento da população, o consumo excessivo e o mau uso da água ocasionaram extensos problemas de escassez de água, tornando-se necessária à busca de novas alternativas de abastecimento de água que venham suprir as demandas atuais e futuras de consumo. Essas fontes alternativas podem ser por meio de aproveitamento de água de chuva para atividades como lavagem de pisos e rega de jardim, assim como o reuso de águas cinzas para uso residencial.
Esses sistemas visam à minimização do consumo de água tratada tendo uma conscientização e engajamento da população, proporcionando um consumo racional e eficiente, com controles de perda e desperdício.
REUSO DE ÁGUAS CINZAS
Consideram-se fontes alternativas de água aquelas que não estão sob concessão de órgãos públicos ou que não sofrem cobrança pelo uso ou, ainda, que fornecem água com composição diferente da água potável fornecida pelas concessionárias.
As águas cinzas são fontes alternativas provenientes de chuveiros, pias de banheiro, banheiras, tanques, máquinas de lavar roupas e lavagem de automóveis. Ou seja, são provenientes de todas as atividades domésticas e comerciais, com exceção de fontes como vasos sanitários, bidês e mictórios, etc e que não apresentam presença de fezes, urina, papel higiênico, etc.
No Brasil, as águas cinzas são descartadas juntamente com o esgotamento sanitário. Estas águas podem ser reutilizadas, proporcionando economia financeira e de recursos naturais. O reuso da água traz benefícios tanto para quem o faz quanto para a sociedade.
A reutilização das águas cinzas é opção para a preservação ambiental, pois contribui para diminuição da captação e tratamento da água na natureza e consequente diminuição na quantidade de efluente gerado.
A escassez da água impede o desenvolvimento de diversas regiões, pois além da necessidade humana, é essencial no processo produtivo industrial. É um bem