Reúso de Água em Empreendimentos Hoteleiros
1. Introdução
As águas ocupam 71% da superfície do planeta, desse total apenas 0,63% é água doce, e grande parte imprópria para o consumo.
Constatado de que a água não é um recurso infinito, que o crescimento das atividades econômicas e a manutenção das condições de qualidade de vida da população dependem do seu uso racional e da conscientização de sua importância; faz-se necessários o desenvolvimento de tecnologias que busquem alternativas para o aumento da oferta da água e seu melhor aproveitamento, reduzindo os índices de perdas e desperdícios. Como exemplo destas tecnologias, tem se a utilização da água de reuso, que é a reciclagem, reaproveitamento de águas provenientes de locais como: banheiras, chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar roupa e pias de cozinha.
Segundo Salvati (2001) há dez anos as grandes redes hoteleiras norte-americanas e européias adotaram práticas sustentáveis; a Alemanha, Japão e EUA são os países com o maior número de hoteleiros com esta preocupação. Na Europa já existem grupos de operadoras voltadas para o turismo sustentável. No Brasil ainda são poucos os hotéis com estas práticas, mas este movimento tende a crescer à medida que os recursos naturais diminuam.
2. Justificativa
Estudo da tecnologia de reuso da água aplicada em empreendimentos hoteleiros, uma vez que as práticas de valorização dos recursos ambientais demonstram em diversos países que o conceito de consumo sustentável chegou ao turismo.
3. Objetivo
Estudar os conceitos de consumo sustentável de água aplicados no Hotel Íbis e promover análises laboratoriais em águas de reuso provenientes de pia de banheiro e água de chuveiro para utilização em descarga e avaliar a eficiência do tratamento da água e qualidade da mesma.
Este trabalho tem como meta apresentar as alternativas de aplicação da água de reuso em empreendimentos hoteleiros tendo com base o Hotel Íbis