Relatório Técnico ETA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRATAMENTO DE ÁGUA
MOGI DAS CRUZES
2014
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRATAMENTO DE ÁGUA
MOGI DAS CRUZES
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
Nos últimos tempos o recurso natural água está cada vez mais concorrido, tanto no que diz respeito à quantidade quanto em qualidade, especialmente pelo motivo do desenfreado do crescimento demográfico.
A água é um recurso curioso entre os recursos naturais, exercendo diversos papéis, tendo às vezes o papel de um produto para consumo direto, e por outras vezes como matéria-prima e ainda como constituinte do ecossistema. Sendo assim essas características diversas originam dois posicionamentos importantes e até de certa forma contraditórios: se de uma certa forma a água é um bem econômico, correspondendo às leis de mercado, de outra forma acaba criando caminhos para que haja uma normatização do seu uso, com legislação característica e atuação do poder público. Dessa forma, é determinado um modelo de gestão, embasado nos princípios gerais de gestão ambiental, incorporando essas particularidades da água.
Há meio século, cogitar com os brasileiros sobre direitos e cobrança pelo uso da água era uma heresia, dada a fartura desse recurso natural. Atualmente a situação é bastante diferente nas regiões mais densamente povoada do País. Isso devido aos problemas da falta de saneamento e do tratamento de águas servidas, bem como do desperdício, muitas vezes causado por perdas nos sistemas de distribuição, e do aumento da demanda de água nas metrópoles brasileiras.
Sendo assim, as pressões ocasionadas pela demanda hídrica em um ambiente de oferta tão variada, caracterizada pela abundância em algumas regiões e pela escassez em outras, aliada à carência de estruturas