Tratamento de residuos
Tratamento
Conceitos Importantes
Reuso: é o uso de um resíduo, sem que ele sofra qualquer tratamento prévio. Exemplo: um resíduo de ácido pode ser utilizado para neutralizar um resíduo de base.
Reciclo: é a utilização de um resíduo após uma etapa prévia de tratamento. Exemplo: latinhas de refrigerante sofrem um tratamento para re-processar o alumínio.
Tratamento: qualquer tipo de processo utilizado visando reciclar, neutralizar, inertizar ou preparar o resíduo para uma disposição final adequada. Inertização: processo que torna o resíduo menos perigoso.
Disposição Final: é a última etapa do tratamento do resíduo, durante a qual ele pode ser destruído (exemplo: carbonização durante a incineração)
2
ou “inertizado” (exemplo:uso de concreto para encapsular metais tóxicos que irão para aterro de produtos perigosos).
Segregação de Resíduos
O que é ? A separação de diferentes tipos de resíduos.
Qual é a importância de fazê-la ? Viabiliza o reuso ou o reciclo e facilita o tratamento ou destinação final.
Quando devemos fazê-la ? Quando há incompatibilidade entre os diferentes tipos de resíduos, possibilidade de reuso ou reciclo ou, ainda, quando o tratamento ou disposição final são diferentes para cada tipo de resíduo.
3
Regras gerais para segregação
Resíduos líquidos devem conter a descrição da natureza de solutos e solventes e concentrações.
Também deve descrever a quantidade de água presente. Pode não ser um sistema muito rigoroso (o importante é o qualitativo)
4
Segregação dos Resíduos na Fonte
VANTAGENS:
A separação traz muitas economias para a Instituição e facilita a tarefa do responsável institucional pelo gerenciamento de resíduos químicos, pois o descarte é mais fácil e mais seguro.
DESVANTAGENS:
Manter resíduos separados exige:
atenção redobrada na separação – erros são comuns;
treinamento continuado dos usuários; e,