monteiro lobato
Monteiro Lobato nasceu em 1882 e morreu em 1948, paulista de Taubaté, foi um dos escritores brasileiros de maior prestígio, em consequência de sua atuação como intelectual polêmico e autor de histórias infantisSua ação foi além do círculo literário, tendo se estendido também para o âmbito da luta politica e social. Moralista e doutrinador, aspirava ao progresso material e mental do povo brasileiro.
Com o personagem jeca tatu – um típico caipira acomodado e miserável do interior paulista, por exemplo, lobato criticava a face de um Brasil agrário, atrasado e ignorante, cheio de vícios e vermes. Seu ideal de país era um Brasil moderno, estimulado pela ciência e pelo progresso De fazendeiro Lobato passou para o ramo editorial. Logo criou a Monteiro Lobato & Cia., que foi a primeira editora nacional, e mas tarde a Companhia Editora Nacional e a editora brasiliense.
Nacionalista, envolveu-se na década de 1930 com a luta pelas defesas das reservas naturais brasileiras, que vinha sendo inescrupulosamente exploradas por grandes empresas multinacionais.
Com a publicação de O escândalo do petróleo (em 1936), denunciou o jogo de interesses relacionados com a extração do petróleo e a ligação das autoridades brasileiras com interesse internacionais. Já em 1941 durante a ditadura de Vargas, foi preso por ataques ao governo, fato que provocou intensa comoção ao país inteiro. Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do pré-modernismo e destaca-se no gênero conto. O universo retratado por ele geralmente são os vilarejos decadentes e as populações do vale do paraíba na época da crise do café.
Lobato antes de tudo foi um grande contador de histórias, de casos interessantes, preso ainda a certos modelos realistas. Dono de um estilo cuidadoso, não perdeu oportunidade para criticar certos hábitos brasileiros,
Suas obras sempre muito divertidas também traziam conhecimentos como: aritmética,