aprendizagem
Eu não assudi o que você disse.
A palavra em destaque não existe na nossa língua. Porém, é possível saber a que classe gramatical essa palavra pertenceria se existisse. Ela seria:
Escolher uma resposta.
a. um substantivo b. uma preposição c. um verbo d. um artigo
.
.
Question 2
Notas: 1
Imagine que, no Nordeste do país, uma mãe diga ao seu filho: “Pare de ser abestado, menino!” e no Sudeste outra mãe diga ao seu filho: “Pare de ser bobo, menino!”. Essas duas frases representam uma variação:
Escolher uma resposta.
a. as frases não apresentam variação linguística, pois ambas fazem uso da mesma língua, isto é, o português. b. histórica, pois tanto a palavra “abestado” quanto “bobo” não fazem parte do nosso vocabulário atual. c. social, pois indica que ambas as mães fazem parte de um grupo social específico. d. geográfica, pois “abestado” e “bobo” dizem respeito a uma mesma coisa, ou seja, a uma pessoa que age de maneira tola.
.
.
Question 3
Notas: 1
A frase em que a concordância verbal está adequada do ponto de vista da gramática normativa é:
Escolher uma resposta.
a. Os empresários entrevistados reclamam do governo em carta aberta. b. O governo não se assustaram com as reivindicações dos empresários. c. Dentre os empresários entrevistados, apenas Maurício reclamou do governo. d. Os empresários entrevistados pretende pressionar o governo.
.
.
Question 4
Notas: 1
Na canção “Bom Conselho”, composta por Chico Buarque, o verso “Aja duas vezes antes de pensar” remete-nos ao provérbio popular “Pense duas vezes antes de agir”. O cantor cria essa relação de intertextualidade para:
Escolher uma resposta.
a. confirmar a ideia do provérbio. b. inverter a ideia do provérbio.
.
.
Question 5
Notas: 1
Selecione abaixo onde seja menos provável que haja uma