tratamento de efluentes
Introdução
O esgoto doméstico e o que é resultado da atividade industrial. Os efluentes industriais variam de acordo com o tipo de produção das empresas e podem conter óleos, metais pesados, entre outros. Como os efluentes industriais são altamente poluentes, eles precisam ser tratados antes de voltarem ao meio ambiente.
Tratamento de efluentes industriais consiste em processos físicos, químicos e biológicos para eliminar as substâncias que estão contaminando. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria prima para outros processos.
Pré Tratamento
O pré-tratamento retira da água os sólidos grosseiros ou separa as quantidades excessivas de líquidos orgânicos, como óleos e graxas
É feito através de um dispositivo de retenção. Porém existem outros métodos como as peneiras estáticas e as peneiras móveis. A remoção de óleos e graxas pode ser feita através de caixas de gordura (domiciliares ou coletivas), da adaptação de um dispositivo removedor de gorduras emdecantador, tanque aerado ou separador de óleo.
Tratamento primário
Consiste na remoção de poluentes inorgânicos, metais pesados e outros através de vários processos como sedimentação, floculação ou decantação. Este processo gera um Iodo, que deverá ser manejado de maneira adequada, através do processo de adesamento de lodo.
É empregado para a remoção de sólidos em suspensão e material graxo (óleos e graxas). É também considerado tratamento primário o condicionamento do despejo visando seu posterior lançamento no corpo recetor ou ainda numa unidade de tratamento subsequente (tratamento secundário/terciário).
O esgoto doméstico e o que é resultado da atividade industrial. Os efluentes industriais variam de acordo com o tipo de produção das empresas e podem conter óleos, metais pesados, entre outros. Como os efluentes industriais são altamente poluentes, eles precisam ser tratados antes de voltarem ao