Tratamento De Efluentes Parte Escrita
Curso Superior de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas
Tratamento de Efluentes
Alunos: Douglas Lopes
Hebert Douglas
Victor Saide
Vinicius Sant’ana
Nilópolis/RJ
2015
(Victor)INTRODUÇÃO
Em um processamento industrial, o objetivo é a transformação de matérias-primas em produtos. Como decorrência desse processamento é gerado o produto principal e outros materiais de maneira não intencional. Alguns desses produtos gerados de forma não intencional possuem valor comercial, porém, alguns são totalmente indesejáveis, pois não possuem valor comercial. Estes últimos são os resíduos industriais, aos quais é necessário dar-lhes um destino correto, pois não podem ser acumulados nos locais onde são gerados.
A água é uma das vias de transporte desses resíduos gerados nas indústrias. A utilização de água pela indústria pode ocorrer de diversas formas, tais como: incorporação ao produto; lavagens de máquinas, tubulações e pisos; águas de sistemas de resfriamento e geradores de vapor; águas utilizadas diretamente nas etapas do processo industrial ou incorporadas aos produtos; esgotos sanitários dos funcionários. Exceto pelos volumes de águas incorporados aos produtos e pelas perdas por evaporação, as águas tornam-se contaminadas por resíduos do processo industrial ou pelas perdas de energia térmica, originando assim os efluentes líquidos.
As principais características de águas residuais que poluem águas naturais, quando nelas lançadas sem tratamento prévio são:
Degradação de matéria orgânica reduzindo o nível de oxigênio dissolvido na água, podendo ocasionar a mortalidade de animais marinhos;
Compostos tóxicos como cianetos, metais pesados, etc. podem causar inibição de atividades vitais de peixes, microflora e microfauna;
Sais inorgânicos que aumentam a dureza da água, prejudicam a sua posterior utilização;
Microrganismos patogênicos;
Temperaturas elevadas; pH excessivamente