Pedagogia Empresarial
Professora: Luz Santos.
Equipe: David
Diógenes
Paula
Rafael
Símbolo internacional da reciclagem.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES
PROPOSTA DE TRABALHO
Descrição do problema
RESUMO
Nos últimos anos, o tema Sustentabilidade vem sendo alvo crescente de debates nos mais diferentes fóruns. No ambiente empresarial, a Sustentabilidade Corporativa tem avançado por meio do conceito do Triple Boliom Line, segundo o qual as organizações podem obter resultados positivos para o negócio quando incorporam a estratégia empresarial, de maneira equilibrada e indo além das obrigações legais, as dimensões econômica, ambiental e social. Diante deste movimento, o presente trabalho procurou identificar um caso de negócios setorial para a Sustentabilidade Corporativa. Para isso, buscou-se avaliar a competitividade e as principais questões socioambientais que interferem no resultado econômico das empresas do setor, bem como a implementação do conceito de Sustentabilidade Corporativa.
Apesar da disseminação do discurso da sustentabilidade, grande parte das organizações ainda considera o desenvolvimento sustentável uma espécie de mal necessário, uma vez que envolve regulações, custos e responsabilidades onerosas. No entanto para outras empresas a sustentabilidade pode ser uma importante fonte de vantagem competitiva e de geração de valor para as organizações.
Com foco no que se referem à sustentabilidade as empresas poderão gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais, conhecidos como os três pilares do desenvolvimento sustentável.
Iremos aprofundar nossos estudos em conceituar sustentabilidade, mostrar sua importância e diferenciar aspectos; bem como tratar da abordagem adotada.
Contudo, a adoção do conceito nas ferramentas gerenciais ainda não está bem estruturada, pois mesmo com avanços em ferramentas mais normativas, ainda são necessárias melhorias na mensuração de impactos e desempenho. Sendo assim, a principal conclusão do trabalho é