Tratamento de DST
Gonorreia: A penicilina benzatina usada no passado já não mata mais a Neisseria gonorrheae, porque a automedicação foi selecionando cepas cada vez mais resistentes. Por isso, atualmente, utilizamos a azitromicina e uma série de outros antibióticos, mas damos preferência às medicações ministradas em doses únicas assistidas, ou seja, o paciente toma o remédio na frente do médico.
O tratamento da gonorreia é simples, barato e está disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde.
Sífilis: O tratamento de primeira escolha da sífilis consiste na administração de uma dose de antibiótico à base de penicilina por via intramuscular. Em caso de alergia à penicilina é aconselhável fazer uma dessensibilização para depois iniciar o tratamento à base de penicilina, ou então também é possível fazer um tratamento à base de tetraciclina, azitromicina e doxiciclina (outras classes de antibióticos).
Herpes Genital: O herpes genital não pode ser curado. No entanto, os medicamentos antivirais podem aliviar a dor e o desconforto durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez. Essas drogas parecem ajudar mais durante os primeiros ataques do que nos seguintes. Os medicamentos usados para tratar o herpes incluem aciclovir, famciclovir e valaciclovir. Os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos contra herpes incluem:
Fadiga
Dor de cabeça
Náusea e vômitos
Erupções
Convulsões
Tremor
Cuidados domésticos para lesões de herpes:
NÃO use meiascalças, roupas íntimas ou calças de nylon ou de outros materiais sintéticos. Em vez disso, use roupas de algodão confortáveis
Recomenda-se lavar a região suavemente com água e sabão
Tomar banhos mornos pode aliviar a dor (depois do banho, mantenha as bolhas secas)
Cancro mole: Para o tratamento do cancro mole recomenda-se a toma de antibióticos, segundo a orientação médica. O esquema terapêutico pode ser uma das seguintes opções:
Azitromicina (1 g dose única) Via Oral (comprimido);
Ceftriaxona (1 g dose