Ensaio Critico Filme: Controversia de Valladolid
Resumo
Controvérsia de Valladolid é uma recriação da mais famosa das discussões sobre a conquista da América.
Em 1550 o legado papal é enviado para Valladolid com uma missão precisa: determinar se os índios são verdadeiros e completos seres humanos, criaturas de Deus, descendentes de Adão, ou, ao contrário, são seres de uma categoria inferiore, ou mesmo, do império do diabo. No processo de decisão conselheiros apresentam duas visões opostas:
Ginés de Sepúlveda, filósofo, teólogo e jurista, que defende o evangelismo radical e supressão de valores indígenas, mesmo porque Roma tinha acabado de publicar seu Tratado sobre as justas causas de guerra contra os índios.
Do outro lado estava o dominicano bispo Bartolomé de Las Casas, defensor da causa de evangelização pacífica dos indígena e contra a escravidão.
Eles sabem que o confronto será decisivo e séculos vindouros não irão esquecer. Ambos têm a dizer tudo, incluso o que nunca se diz.
Neste filme Carrière, através do exercício dialético, mostra o confronto de idéias e interesses, com base na evidência histórica, tece a grande controvérsia, o que acaba por conduzir a conclusões que emite, falando o mensageiro papal; generosamente para os índios, porém, ao mesmo tempo, condena os negros à escravidão nas Américas, e sem referência às leis da Índia, que, em seguida, tentou melhorar a situação dos povos indígenas. que acontece no Convento de San Gregorio de Valladolid. Confinados e tudo o que foi discutido foi mantido em segredo.
Razões
As idéias de Bartolomé de Las Casas foi efetivadas na Controvérsia Valladolid. Nessa disputa, as idéias se chocaram entre Juan Ginés de Sepúlveda-renascentista-nacionalismo e. idéias innovadoras e Bartolomé de Las Casas com pensamento universalismo-medieval
Essa polêmica de 1550 foi o início de uma discussão inovadora sobre o conceito de civilização, de grande importância para resolver o problema de domínio, tal