biologia (dst)
Biologia
05/11/2014
Nome: Gustavo silva Gonçalves
Numero: 19
Professora: Kátia
Serie: 1F
Tema: Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
Índice
Pagina 1: DST
Pagina 2: AIDS
Pagina 3 e 4: Outras Doenças (DSTS)
Pagina 5 : tratamento e Prevenção DST
DST
DST
O número de doenças sexualmente transmissíveis (DST) relatado na Europa aumenta todos os anos, estimando-se que existem 17 milhões de novos casos por ano na Europa Ocidental. Se tem relações sexuais desprotegidas, o risco de contrair uma DST é elevado. Existem vários erros associados à transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, pelo que é importante que se informe e tenha em conta os riscos que corre. Por exemplo, as DST podem ser transmitidas por qualquer tipo de atividade sexual e não apenas por sexo vaginal.
Existem três tipos de doenças sexualmente transmissíveis, as DST virais, bacterianas e parasitárias. As infecções bacterianas como a gonorreia e a clamídia são facilmente curadas. Um exemplo de uma DST parasitária é a tricomoníase, também facilmente tratável. As infecções virais geralmente não têm cura, podendo levar a surtos recorrentes durante toda a vida. O herpes genital e as verrugas genitais são um exemplo de DST virais.
A maioria das DST pode ser tratada com um ciclo de antibióticos. Mesmo no caso das doenças incuráveis como o herpes genital, os surtos podem ser facilmente controlados com medicamentos antivirais. Se teve relações sexuais desprotegidas ou tem sintomas de alguma das doenças referidas, procure ajuda médica para diagnosticar e tratar a sua condição.
É importante ter em conta que se lhe foi diagnosticada uma DST, deve evitar o contacto sexual com o(a) sua/seu parceiro(a) até que a infecção esteja completamente curada, caso contrário, corre o risco de transmitir a doença.
AIDS
A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o