biologia - dst
AIDS:
A infecção da Aids se dá pelo HIV. Seus sintomas envolvem fraqueza, febre, emagrecimento, diarréia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarréia e dificuldades no desenvolvimento.
A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de um tratamento anti-retroviral ,um tratamendo medicamentoso onde a o uso de um coquitel de remedios compostos por AZT - Zidovudina; DDI - Didanosina; DDC - Zalcitabina; 3 TC – Lamivudina; D4T - Estavudina. Os objetivos do tratamento são prolongar e melhorar a qualidade de vida do paciente com Aids, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.
Para evitar a transmissão da Aids, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível.
HPV
O papilomavírus humano é o causador da doença sexualmente transmissível chamada HPV. Os seus sintomas são várias pequenas verrugas na região íntima masculina ou feminina. Estas verrugas podem ainda estar presentes na região do colo do útero (não são facilmente visíveis) e não estar presente na região íntima externa feminina.
Os sintomas podem estar ausentes, apesar da presença do vírus. Isto ocorre principalmente nos homens. Já o tratamento para HPV pode ser feito com o uso de pomadas e de soluções aplicadas pelo médico em consultório e cirurgias de cauterização, realizadas de tempos em tempos
O ácido tricloroacético (ATA) a 70 e a 90% e a Podofilina a 15%, em solução alcoólica, devem ser aplicados pelo médico 1 vez por semana e a pomada, como a Podofilotoxina a 0.15%, deve ser aplicada 2 vezes ao dia. O tratamento contra o HPV é demorado e pode ser dispendioso, mas é a única