A Antropologia no quadro das ciências
É certo que o texto busca situar a Antropologia em meio as ciências a necessidade, antes de tudo, estabelecer diferenças entre as áreas existentes na própria ciência. É preciso, inicialmente observar que elas as Ciências Naturais, em geral tocam em dois problemas fundamentais relacionados, cujo objeto de estudo pode ser reproduzido de forma coordenada, no ambiente laboratorial, e em alguns casos, podem ser transformados em tecnologia. Por um lado as Ciências Sociais, estudam os fenômenos complexos, ou seja, sociais, e cujo o resultado do seu trabalho geralmente é usado em áreas onde pode produzir modificações no âmbito social. É preciso considerar que as Ciências sociais o pesquisador e seu objeto de estudo estão em um mesmo nível e compartilham as mesmas experiências humanas. contrastando com as Ciências Naturais, cujo objeto de estudo não pode se comunicar diretamente ou questionar o pesquisador.
Para isso, é necessário compreender que entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais ocorre uma relação invertida onde as ciências naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos e explicados dentro das condições de relativos controles e em condições de laboratórios, entretanto no caso nos estudos sociais os cientistas explicam que as condições de percepção, classificação e interpretação são complexos, mas os resultado em geral não tem consequência na mesma proporção das ciências naturais. Essa compreensão é fundamental, porque o que a ata raiz das diferenças entre ciências naturais e ciências sociais, fica localizada ,portanto, no fato de que a natureza não pode falar diretamente com o investigador, mas ao passo que cada sociedade humana reconheça a própria existência refletida no espelho.
Mesmo sendo algo desejável para alguns cientistas sociais é impossível reproduzir um fato social em laboratório. Alguns pedaços de realidade podem até ser reproduzidos, mas a reconstrução verdadeira, incluindo todos os