Transtornos
O que é?
É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis . Tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem , o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala.
Quais são os sinais?
A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica
Quais são os sintomas?
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar, deve-se procurar ajuda especializada.
Disgrafia:
O que é?
É uma deficiência na habilidade para escrever primeiramente em termos de caligrafia, mas também em termos de coerência. É um transtorno da escrita, de origens funcionais, que surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afectivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.
Quais são os sinais e sintomas?
Velocidade de cópia baixa (enquanto escreve);palavras cujas letras estão inacabadas (enquanto escreve);confusão com as letras maiúsculas e minúsculas (enquanto escreve); dificuldade com a percepção espacial; desajeitamento; dificuldade em escrever; tônus muscular reduzido; postura estranha (enquanto escreve) - braço; postura estranha (enquanto escreve) - corpo; postura estranha (enquanto escreve) - pulso; rasuras Frequentes (enquanto