Transtornos
Os Distúrbios ou Transtornos do Desenvolvimento obrigatoriamente têm início na primeira ou segunda infância e comprometem ou retardam o desenvolvimento de funções ligadas à maturação biológica do sistema nervoso central. Sua evolução é contínua, sem remissões nem recaídas. Na maioria dos casos, atingem a linguagem, as habilidades espaço-visuais e a coordenação motora (códigos CID - F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico, 2010).
Neste capítulo, veremos os Transtornos de Aprendizagem mais comuns, os Transtornos Invasivos do Comportamento e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Transtornos de Aprendizagem ou Transtornos Específicos do
Desenvolvimento das Habilidades Escolares
Distúrbio ou Transtorno de Aprendizagem é, segundo Tuleski e Eidt (2007), um termo genérico para designar um grupo heterogêneo de desordens, manifestado por dificuldades de aquisição e uso de audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Estas dificuldades são intrínsecas ao indivíduo e presume-se disfunção do sistema nervoso central. Deuschle, Donicht e Paula (2010) ressaltam que há controvérsias para designar distúrbios e dificuldades de aprendizagem, visto que há muitos sintomas e diversos fatores etiológicos quando se fala de aprendizado de leitura, escrita e habilidades matemáticas.
De acordo com o DSM IV, o diagnóstico de Transtornos de Aprendizagem se dá quando os resultados de testes padronizados de leitura, expressão escrita e matemática estão abaixo do esperado para a idade, escolarização ou nível de inteligência. O CID 10 preconiza que estes Transtornos são manifestados por comprometimentos específicos e significativos no aprendizado de habilidades escolares. Eles não resultam diretamente de outros transtornos, como retardo mental, déficits neurológicos grosseiros, problemas de visão ou audição não corrigidos, ou perturbações emocionais, embora possam ocorrer concomitantemente a estas situações (Deuschle, Donicht e