Transtornos
Os objetos percebidos através da modalidade visual aparecem de forma simultânea no hemisfério direito, enquanto os auditivos aparecem de forma seqüencial no hemisfério esquerdo. As crianças que apresentam dificuldades em um destes processos, ou nos dois, se vêem limitadas ou impedidas de conseguir uma interação entre elas, e para essas crianças é dificultado o ir e vir do simultâneo ao seqüencial e vice-versa.
Assim, as agnosias são alterações que se manifestam como uma impossibilidade de reconhecer objetos através de uma modalidade sensorial. Não são considerados agnosias aqueles casos nos quais existe a presença de um déficit sensorial primário (cegueira), baixo nível intelectual e/ou transtornos da linguagem. As agnosias podem ser classificadas como:
Visuais
Auditivas
Táteis
2 – TRANSTORNOS PSICOMOTORES Os transtornos psicomotores não correspondem a uma lesão do sistema nervoso central como as síndromes neurológicas. Eles são mais ou menos automáticos. Unem o somático com o afetivo para originar um comportamento final comum e por isso não têm as características das patologias orgânicas concretas. Esses transtornos são variáveis na sua expressão, já que num mesmo indivíduo estarão relacionados com a situação na qual se encontre, tanto pessoal como socialmente.
A psicomotricidade trata da construção do corpo nas suas três dimensões: motora, emocional e cognitiva.
São transtornos psicomotores:
Debilidade motora
Atraso do desenvolvimento psicomotor
Descontrole posturo-motor
Instabilidade e inibição
Transtornos da imagem do corpo
Transtornos da integração ispaço-tempo temporal
Transtornos práxicos e gnosopráxicos
Transtornos