sistemas operacionais para mobile
Um sistema operacional (Operating System – OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Esse programa criado incialmente para atender as necessidades dos usuários de computador evoluiu com o passar do tempo tornando-se presente também na grande maioria dos celulares de hoje em dia, os chamados smartphones. Mais afinal qual a diferença de um smartphone para um celular comum?
Além dos significativos aprimoramentos na parte tecnológica, como processadores mais rápidos, maior e melhor memória interna entre outras coisas, a diferença realmente crucial é a presença de um sistema operacional. Os smartphones modernos estão muito mais próximos (em termos de tecnologia) de um notebook do que de um celular antigo. Assim como os computadores precisam de um sistema operacional para funcionar, como o Windows, o Linux e o Mac OS X, os smartphones possuem softwares semelhantes, que são responsáveis por administrar todos os programas (no caso, os aplicativos) e funções que ele venha a oferecer.
Hoje no mercado três sistemas operacionais destacam-se pelas suas qualidades e populariedades são eles: iOS que é o sistema operacional da Apple para os celulares iphones; Android, sistema operacional da Google presente na maioria dos celulares e o Windows Phone, da Microsoft.
Através de pesquisas sobre desempenho, programas, funcionalidades etc, foram analisados os pontos fortes e fracos de cada um desses sistemas operacionais .
IOS (Apple)
Em 2007 Steve Jobs apresentava o iPhone, primeiro celular da empresa Apple trazendo assim uma revolução na indústria de telefonia móvel. O iPhone que trazia um novo conceito para celulares, onde, não havia teclado físico e uma tela grande sensível ao toque do usuário, foi critícado no início pela concorrência por seu preço elevado e sua ambição, no entanto, tudo vinha sendo planejado