Transtornos Mentais
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ALINE BARROS ANA LÍVIA SIQUEIRA
ANNY KARINNY AMARAL
MONALISA PORTO PAULA LAYSE
TRANSTORNOS MENTAIS
PESQUEIRA
2015
ALINE BARROS ANA LÍVIA SIQUEIRA
ANNY KARINNY AMARAL
MONALISA PORTO PAULA LAYSE
TRANSTORNOS MENTAIS
Trabalho apresentado à disciplina Saúde do adulto e do idoso do Curso Bacharelado em Enfermagem do IFPE – Campus Pesqueira, para obtenção de nota de avaliação. Orientadora: Profª Ma. Claúdia Gonçalves
PESQUEIRA
2015
DEMÊNCIA E ALZHEIMER
Demência
Pode ser definida como uma síndrome caracterizada pelo declínio progressivo e global de memória, associado ao déficit de uma ou mais funções cognitivas (linguagem, agnosia, apraxias, funções executivas), com uma intensidade que possa interferir no desempenho social diário ou ocupacional do indivíduo (MACHADO et al., 2006) e (CARAMELLI & BARBOSA, 2002).
O desenvolvimento dos sintomas via de regra traz limitações importantes para a vida diária do paciente; no entanto, as dificuldades cognitivas não são as únicas causas do sofrimento de tais pacientes e de seus cuidadores. Distúrbios emocionais e de comportamento são observados concomitantemente, incluindo sintomas, como alteração de humor (sintomas depressivos, euforia, labilidade emocional), delírios, alucinações, apatia, irritabilidade, desinibição, ansiedade, reações catastróficas, agressividade verbal e física, comportamento estereotipado, andar incessante, insônia, alterações no apetite, e do comportamento sexual (CARAMELLI & BARBOSA, 2002).
Abordagem do paciente com demência
Inclui avaliação e monitoramento das habilidades cognitivas, além da capacidade de desenvolver atividades diárias, devido as alterações de comportamento e da gravidade global do caso.
Diagnóstico das demências
O diagnóstico diferencial das demências se