transtornos mentais
LUCIMARA, Nº 26
KAMILA, Nº
ISOMERIA OPTICA ATIVA
TRABALHO APRESENTADO NA DISCIPLINA DE QUIMICA, DO PROFESSOR RICARDO, DA TURMA 3ºO.
12 DE JULHO, 2013
MARIA DA FE – MG
Introdução
Neste trabalho será abordado o tema Isomeria óptica ativa que é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma fórmula molecular (FM) e fórmulas estruturais diferentes. Os compostos com estas características são chamados de isômeros (ISO = igual; meros = partes).
Isomeria Óptica
É um caso de isomeria espacial cujos isômeros apresentam a propriedade de desviar o plano de vibração da luz polarizada.
A isomeria óptica estuda os compostos (isômeros) opticamente ativos que possuem mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pelo tipo de desvio do plano de luz polarizada. A isomeria óptica é um tipo de isomeria espacial, ou estereoisomeria, que estuda o comportamento das substâncias quando submetidas a um feixe de “Luz Polarizada“. Assim como em todo tipo de isomeria, os isômeros ópticos possuem a mesma fórmula molecular, mas são diferenciados por sua atividade óptica.Luz polarizada é a luz cujas ondas vibram em um único plano (aa1, ou bb1, ou cc1, ou dd1).
O que e um átomo opticamente ativo
Átomo opticamente ativo é o átomo ao qual estão ligados covalentemente pelo menos quatro grupos diferentes. O termo "opticamente ativo" vem do fato de que compostos cujas moléculas apresentam átomos opticamente ativos são capazes de desviar o ângulo da luz polarizada quando soluções dos mesmos são submetidas a esse tipo de luz. Os átomos opticamente ativos também são denominados átomos quirais.
Condições:
I- carbono assimétrico (C*)
II- assimetria molecular (S)
Carbono Assimétrico (C*) ou Quiral
Um carbono assimétrico é o carbono que possui as quatro valências ou os quatro radicais