Transtorno Psicotico Breve
Como o nome sugere, transtorno psicótico breve é uma doença de curta duração com sintomas psicóticos. Os sintomas muitas vezes vêm de repente, mas duram menos de um mês, geralmente a pessoa se recupera completamente. Há três formas básicas de transtorno psicótico breve: Transtorno psicótico breve com estressor óbvio: Este tipo, também chamado de psicose reativa breve, ocorre logo após e, muitas vezes, em resposta a um trauma ou grande stress, como a morte de um ente querido, acidente, assalto, ou um desastre natural. A maioria dos casos de transtorno psicótico breve ocorrem como uma reação a um evento muito perturbador, como:
Transtorno psicótico breve sem estressor óbvio: Com este tipo, não há trauma aparente ou estresse que desencadeia a doença.
Transtorno psicótico breve com início no pós-parto: Este tipo ocorre em mulheres, geralmente dentro de 4 semanas pós parto.
O Transtorno Psicótico Breve pode aparecer na adolescência ou início da idade adulta, ocorrendo em média ao final dos 20 anos ou início dos 30. Alguns clínicos indicam que este transtorno é mais comum em pessoas de classes econômicas mais baixas e em pacientes com transtornos de personalidade pré-existentes (mais frequentes, histriônica, narcisista, paranóide, esquizotípica e borderline). Pessoas que passam por desastres ou por importantes mudanças culturais (por exemplo, imigrantes) também podem compor o grupo de risco. Apesar desses transtorno ocorrer por um curto período de tempo, sua presença pode significar uma vulnerabilidade mental do portador. Muito embora tenha um bom prognóstico (previsão de que a pessoa se recupere bem), podem vir a apresentar posteriormente esquizofrenia ou transtorno de humor, podendo ainda permanecer com o diagnóstico de transtorno de humor após a remissão dos sintomas psicóticos. Ocasionalmente o portador da patologia pode apresentar sintomas depressivos após a