Transtorno Do P Nico
• A Síndrome do Pânico é um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperados crises de pânico e por uma expectativa ansiosa de ter novas crises. • As crises de pânico - ou ataques de pânico - consistem em períodos de intensa ansiedade, geralmente com início súbito e acompanhados por uma sensação de catástrofe iminente. A freqüência das crises varia de pessoa para pessoa e sua duração é variável, geralmente durando alguns minutos.
• No geral, as crises de pânico apresentam pelo menos quatro dos seguintes sintomas: taquicardia, falta de ar, dor ou desconforto no peito, formigamento, tontura, tremores, náusea ou desconforto abdominal, embaçamento da visão, boca seca, dificuldade de engolir, sudorese, ondas de calor ou frio, sensação de irrealidade, despersonalização, sensação de iminência da morte. • Há crises de pânico mais completas e outras menores, com poucos sintomas.
• Geralmente as crises ou ataques de pânico se iniciam com um disparo inicial de ansiedade, que logo atva um medo das reações que ocorrem no corpo. Nesta hora surgem na mente uma série de interpretações negatvas sobre o que está ocorrendo, sendo bastante comuns quatro tpos de pensamentos catastróficos: de que a pessoa está perdendo o controle, que vai desmaiar, que está enlouquecendo ou que vai morrer.
• No intervalo entre os ataques a pessoa costuma viver na expectatva de ter uma novo ataque. Este processo, denominado ansiedade antecipatória, leva muitas pessoas a evitarem certas situações e a restringirem suas vidas.
Classificação Diagnóstica
• O Transtorno do Pânico é reconhecido pela
Organização Mundial de Saúde (OMS) como um
Transtorno Mental, constando da sua Classificação
Internacional de Doenças (CID 10). No DSM
(Diagnostc and Statstcal of Mental Disorders) da
Associação Americana de Psiquiatria o Transtorno do
Pânico faz parte dos Transtornos de
Ansiedade juntamente com a Agorafobia, a Fobia
Social, a Fobia Específica, o Transtorno de