Dislexia
ROSIMARA DA SILVA SANTANA
RU:528969 TURMA:
COMO TRABALHAR A ALFABETIZAÇÃO COM ALUNOS DISLÉXICOS?
PEDERNEIRAS
2011
IDENTIICAÇÃO DO ALUNO
NOME:ROSIMARA DA SILVA SANTANA
RU: 528969
Tutor Responsável: LETÍCIA FRASCARELI
Estado: SÃO PAULO – PEDERNEIRAS
Tema: DISLEXIA E ALFABETIZAÇÃO
PROBLEMA
Como o professor pode atuar em sala de aula como o objetivo de facilitar a alfabetização de crianças disléxicas?
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Realizar uma pesquisa de caráter bibliográfico com objetivo de averiguar quais devem ser as atitudes dos professores em sala de aula promover a alfabetização de alunos disléxicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Investigar na bibliografia a dislexia nas perspectivas de causas e conseqüências; * Apurar algumas dificuldades de aprendizagem relacionadas a dislexia * Verificar como o professor pode identificar o aluno disléxico na sala de aula * Averiguar, segundo a bibliografia, quais devem ser as ações do professor na sala de aula para possibilitar a alfabetização do aluno disléxico.
JUSTIFICATIVA
A dislexia é um transtorno de origem neurológica que dificulta aquisição da leitura e consequentemente da escrita “apesar de instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos fundamentais” (IANHEZ; NICO, 2002, p. 21,22).
Acomete cerca de 10% a 15 % da população brasileira (SHAYWITZ, 2006). Um número bastante expressivo que certamente levará o professor a se deparar, mais cedo ou mais tarde com um aluno com esse transtorno em sua sala de aula.
Parece óbvio que seja na escola que a dislexia se mostre de fato. Nenhum outro ambiente expõe tanto as dificuldades apresentadas pelo disléxico, pois na escola a leitura e a escrita são permanentemente utilizadas e valorizadas.
O educando que apresenta dificuldades de aprendizagem geralmente acaba se excluindo das atividades e do convívio em sala de aula e o professor se vê em