Transtorno do deficit de atençao (tdah)
CARACTERÍSTICAS * Dificuldade em linguagem expressiva e/ou em receptiva, sendo a compreensão normalmente melhor do que a expressão * Atraso na aquisição das primeiras palavras * Falha na discriminação dos fonemas * Frases mal elaboradas (algumas vezes sem artigos, preposições ou concordância verbal) * Semântico, sintático, pragmático, fonológico são atingidos em graus diferentes
Obs: Uma criança pode ter mais dificuldade para produzir os fonemas da língua enquanto outras tem dificuldade para construir frases gramaticalmente.
Obs: Uma mesma criança pode apresentar maiores problemas em relação a fonologia num momento e em relação a semântica num outro momento ou seja o quadro nem sempre é estável.
DIAGNÓSTICO
* O diagnóstico é multidisciplinar e caracteriza-se por diagnóstico de exclusão * Deve-se descartar a possibilidade de qualquer outra patologia antes de se afirmar que a criança apresenta exclusivamente um distúrbio de linguagem * Na avaliação a linguagem deve ser examinada nas suas modalidades expressivas e receptivas e quanto aos seus diferentes aspectos: fonológico, semântico, pragmático, sintático esse exame permitirá saber a gravidade do distúrbio tendo por referencia o desenvolvimento normal que seria esperado pela idade.
Obs: Jakubowics (2003) comenta sobre a dificuldade em e diferenciar DEL de um simples atraso quando a criança é ainda pequena, segundo ela na França é comum que o diagnóstico seja confirmado somente na idade de cinco anos.
Obs: De acordo com denominação “distúrbio” representa ausência de cura ou seja o paciente melhora quando tratado dependendo do tempo em que ele