Custo de produção
Trataremos de uma cantina artesanal de produção de vinhos, ou seja, uma pequena indústria de vinho tinto. A produção é em baixa escala, porém com muita qualidade. O ritmo de produção de uma cantina rural não é constante, mas sim depende dos períodos ou épocas do ano, ou seja, alterna períodos de hiperatividade com outros de ociosidade. O volume anual de produção de vinho tinto para a nossa agroindústria é de 610 garrafas de 1000 ml. A produção desse vinho acontece durante 12 meses, porém, devido à alternância da necessidade no mercado, conta com um funcionário temporário durante quatro meses, um enólogo e um 02 auxiliares de produção que atuam durante todo o ano no envelhecimento do vinho. Primeiramente foram identificados os insumos, e o valor representativo destes, para a fabricação de uma garrafa de vinho. Foram identificados os seguintes insumos, divididos em matéria-prima, materiais auxiliares e embalagem:
- matéria prima: uva.
- materiais auxiliares: açúcar, enzima pectolítica, levedura seca.
- embalagem: rótulo adesivo, rolha, garrafa, caixa de papelão.
Mão de obra direta
Para o volume de produção definido no nosso plano de produção, são necessários um enologista, dois auxiliares de produção trabalhando em tempo integral, mais um empregado temporário trabalhando quatro meses por ano.
Custos Indiretos
São aqueles que ocorrem independente da produção ou da vendas dos produtos. Tais como salários do pessoal e de vendas, aluguéis e gastos com depreciação e manutenção geral do investimento físico. Calcularemos os gastos com depreciação, manutenção dos equipamentos e obras, com base os valores do investimento em equipamentos de R$1.690,00 e em obras civis de R$ 30.000,00.
Agora se calcula os custos anuais indiretos de produção, ou seja, aqueles gastos de água, energia, combustíveis e outros custos de menor importância, acrescentado os gastos com depreciação, manutenção.
Conclusão
Para elaboração de uma