Transtorno Borderline
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
Nomes: Paula Alice, Camila Ferreira, Inez, Jéssica e Emília.
Curso: Psicologia.
Disciplina: Neuroanatomia.
Professor: Jorge Costa Neto.
Resumo: Transtorno de Personalidade Borderline
É um transtorno considerado grave e difícil de tratar ocasionando sofrimento intenso. O diagnóstico dos padrões comportamentais de TPB é de atos autodestrutivos intencionais e tentativas de suicídio, podendo conceituar a instabilidade nos relacionamentos interpessoais, nos afetos e comportamentos, com acentuada impulsividade.
É comum desenvolverem sintomas psicóticos, como alucinações e idéias de referência, dependência de substancias, transtorno de humor e alimentação, mas o TPB é razoavelmente estável, mudam ao longo dos anos.
O transtorno é diagnosticado mais em mulheres, aparecendo duas vezes mais em mulheres do que em homens.
Os autores baseiam-se na teoria de seleção por consequências de Skinner e ressaltam a contribuição dos níveis filogenéticos, ontogenéticos e culturais, pode-se pensar também em uma vulnerabilidade a frustrações, traumas e eventos estressores herdada.
Algumas pesquisas dizem que pode haver associação do TPB com algumas desordens neurológicas e atividade distinta de ondas cerebrais durante o sono na maioria dos pacientes com TPB.
As características das pessoas que apresentam o transtorno são decorrentes e, secundárias a essa desregulação fundamental das emoções. Caracteriza por respostas emocionais reativas e dificuldade em lidar com episódios de depressão, ansiedade, irritabilidade e problemas com a raiva.
Palavras chaves: TPB - Transtorno de Personalidade Borderline, Borderline, Transtornos, Instabilidade.
ÍNDICE
1. Introdução
4
2. Transtorno de Personalidade Borderline
4
2.1 Epidemiologia
5
2.2 Etiologia
5
2.3 Dificuldades