Transtorna na Infancia
Segundo a psicóloga Adriane coordenou o setor de avaliação do Detran, para a obtenção da CNH, durante 10 anos. Segundo ela, a avaliação do Detran tem características muito especificas. Desde 1998, quando saiu o novo Código de Transito, a avaliação psicológica teria que se constituir de entrevistas e testes , porém um dos poucos estados que isso ainda não e feito é o Paraná.” Somente através das testagens é impossível ter um grau de certeza se a pessoa está apta ou não para dirigir. O ideal é que se pudesse fazer um processo de avaliação com entrevistas e outras técnicas, de forma mais dinâmica, construindo ao longo da avaliação um conhecimento maior sobre as características principais daquela pessoa e verificando a condição dos candidatos para ter um desempenho adequado no Trânsito
Outra problemática importante é a não-renovação da Avaliação Psicologica, a pessoa é aprovada com 18 anos e nunca mais será avaliada psicologicamente, ao longo de sua vida. É como se psicólogo avaliador assinasse atestado a condição psicológica do candidato para o resto da vida, o que é um absurdo, pois as condições psicológicas são mutáveis e dinâmicas.
Comissão de Avaliação Psicológica
Para aqueles que queiram conhecer mais sobre o tema ou tirar duvidas, podem entrar em contato com a Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Reginal de Psicologia (CRP-08).
A comissão possui projetos de atualização na área, como o Programa de Atualização em Avaliação Psicológica(PAAP), que é um curso de 12 horas que aborda os conceitos mais importantes num processo de avaliação, desde a escolha das técnicas até a elaboração de laudos.
Alertas
A psicóloga Adriane passou uma série de cuidados que se deve ter ao fazer uma avaliação psicológica
Encare sempre a avaliação como um processo de conhecimento do outro
Avaliar nunca é fácil, nem rápido, nem simples.
Avaliar é investigar, formular hipóteses e descarta-las, se não forem comprovadas.
Use