transpotes
O transporte aéreo permite a locomoção de pessoas e determinadas mercadorias pelo ar, isso por meio de aeronaves, como aviões e helicópteros. O uso desse tipo de transporte se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, com a expansão do comércio internacional e das empresas multinacionais e/ou transnacionais. Esse é o meio de deslocamento em massa mais rápido, isso pelo fato de percorrer grandes distâncias em tempo reduzido se comparado com o transporte marítimo, por exemplo.
A principal infraestrutura é o aeroporto, local de grande espaço físico que proporciona a saída (decolagem) e entrada (aterrissagem) de aeronaves. O meio de transporte em questão obteve, nas últimas três décadas, um incremento significativo, especialmente em relação ao transporte de pessoas. Isso aconteceu, principalmente, em virtude da elevação na incidência das relações financeiras entre países, pela modernização dos aviões e helicópteros e pela diminuição dos custos das passagens aéreas.
Na tentativa de baratear ainda mais os valores dos translados internacionais, as mais importantes empresas fabricantes de aviões pretendem criar modelos com capacidade de transportar até 800 pessoas de uma só vez. Apesar do enorme dinamismo que o transporte aeroviário proporciona, seus custos são elevados, fato resultante dos valores operacionais, como manutenção, combustíveis, entre outros.
O transporte de cargas por esse tipo de meio não é muito viável em virtude do alto custo, determinado pela limitação da capacidade de carga dos aviões. As aeronaves não podem carregar toneladas de soja, por exemplo, como fazem os navios. Diante disso, o transporte aéreo é indicado em caso de produtos perecíveis e leves, e urgências no tempo de entrega.