transportes publicos
Transportes Publicos
De um modo geral, o transporte público no Brasil, em sua maior parte composto por ônibus, trens e metro, é considerado ruim e ineficiente, com passagens caras e frequentemente lotados, veículos em condições ruins, além do grande tempo de espera e falta de segurança nos pontos de ônibus e metrô. podemos analisar uma das causas dessa precariedade dos transporte no nosso pais olhando para a historia, e observando que as zonas segregadas não contaram com investimentos públicos em infraestrutura, o que gerou áreas muito dependentes das regiões urbanas mais valorizadas. Os serviços concentraram-se nos bairros mais nobres e, consequentemente, o emprego também. O trabalhador precisava se deslocar grandes distâncias em cidades cada vez mais “inchadas” para trabalhar ou utilizar serviços públicos e privados. Existe uma clara conexão entre a densidade de uma dada região urbana e a quantidade de transporte dentro desta região. Transporte de boa qualidade, que inclui desde uma malha de transporte público bem planejada até um sistema de vias públicas capazes de atender tráfego com eficiência, é muitas vezes procedida por desenvolvimento. Porém, como relatado anteriormente, este sistema eficiente de transportes pode ser arruinado quando esta região desenvolve-se demais, tornando-se mais densa que um dado limite.
Outro problema que o transporte coletivo no Brasil enfrenta esta na área de investimentos. Em muitas cidades ele é considerado precário ou em número insuficiente para atender à população.
No Rio de janeiro, graças a um grave problema de políticas públicas, não sabemos dizer quanto efetivamente do custo do transporte é pago pela empresa de ônibus, quanto é subsidiado pelo governo e o quanto é coberto pela