Transportes perigosos
Tem como objetivo orientar sobre os requisitos legais e de qualidade para se manter de forma regular nas operações de transporte, manuseio e armazenamento de Cicloexano.
Destacando ainda, obrigações prevenção e ações durante o transporte e acidentes ocorrido com o Cicloexano.
Introdução
Cicloexano hidrocarbonetos da classe do cicloalcanos é uma composto orgânico formado por C6H12 ,liquido volátil,incolor, de odor pungente,insolúvel em aguá, solúvel em acetona inflamável. Distingue-se dentro de seu usos como solvente: betume e cêras, borracha crua, solventes para éteres de celulose, extração de óleos essenciais, gorduras, solvente na indústria de plásticos (especialmente para resinas usadas em revestimentos de fios), óleos, removedor de pintura e verniz.
Transporte Fracionado
O transporte fracionado se caracteriza por armazenar pequenos e médios volumes em vários recipiente
A garantia de segurança no transporte, manuseio e armazenagem dos produtos perigosos dependem em grande parte da qualidade das embalagens usadas às quais devem garantir resistência a impactos mecânicos provenientes de quedas, perfurações provenientes de superfícies pontudas, corrosão química, etc. Além disso, deve haver fixação da carga nos caminhões através de cintas e estrados, dispor de mecanismo manual ou mecânico para movimentação das cargas (empilhadeiras, pontes rolantes,elevadores de carga, etc), proteção contra intempéries (se necessário) e outras mais que se julgarem necessária.
As embalagens utilizadas para transporte fracionado consistem de recipientes de contenção que possuem:- massa líquida até 400 kg;- capacidade volumétrica até 450 l.
As embalagens podem variar na sua forma e tipo e serem fabricadas a partir de uma grande variedade de materiais, tais como: metal, aço, alumínio, plástico, têxtil, papel, película plástica, papelão, madeira, vidro, porcelana, cerâmica, etc. A escolha da embalagem é que o produto seja compatível com o material a