transporte de perigoso
Fundação Indaiatubana De Educação E Cultura
Higiene e Segurança do Trabalho
INDAIATUBA
JUNHO/2014
Sumário
Introdução;
Transporte de Produtos Perigosos;
Classificação de Produtos Perigosos;
Procedimentos de Transporte;
Medidas de Segurança;
Leis;
Identificação no Transporte dos Produtos;
Conclusão
Bibliográfia
Introdução
O campo de transporte apresenta diversos aspectos:
Eles podem ser divididos em infraestrutura como veículos e operações comerciais. Infraestrutura inclui a rede de transporte rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc.
Que é usada, assim como os terminais (como aeroportos, estações de comboio, portos, terminais de autocarro. Os veículos, como automóveis, bicicletas, autocarros, comboios e aviões, geralmente trafegam na rede. Operações estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para o propósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.).
Transporte de Produtos Perigosos
Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos 3.100 produtos considerados perigosos, que na maioria são constituídos por combustível (álcool, gasolina, querose, etc.) e produtos corrosivos, como soda cáustica e ácido sulfúrico.
Um produto ou artigo é considerado perigoso para o transporte, quando o mesmo se enquadrar numa das 9(nove) classes de produtos perigosos estabelecidas na RESOLUÇÃO nº 420, de 12/2/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
Não necessariamente o produto tem que estar nominado na