Trabalho de mecânica da partícula
Funções:
O micrómetro (português europeu) ou micrômetro (português brasileiro) é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro.[1] [2] Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos.
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nônio ou de um mecanismo
Arco:
é construído de um açorelógio especialanalógico. e tratado termicamente, a fim de eliminar as tensões, e semelhante ao de munido de protetor para evitar pelo calor das mãos.
No Brasil, usa-se oantitérmico, termo paquímetro paraa dilatação o instrumento composto de duas
Isolante
fixado ao arco, evita sua dilatação isola a transmissão partestérmico: deslizantes
(vernier)
e "micrômetro" para porque o instrumento dotado de de calor das mãos para o micrométrico, instrumento. mais preciso. O termo "craveira" não é usado. Em parafuso Parafuso micrométrico: é construído de aço de éalto teor de liga, temperado, retificado para
Portugal,
a nomenclatura dos instrumentos diferente. garantir exatidão no passo da rosca.
Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistencia ao desgaste.
Bainha: Onde é gravada a capacidade de mediçao do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm.
Tambor: é onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.
Porca de ajuste: Quando necessário, permite o ajuste da folga do parafuso micrométrico.
Catraca: assegura a pressão de medição