Transporte Urbano de Passageiros
Nada mais é que o transporte não individual, realizados em áreas urbanas, com característica no deslocamento diário de pessoas. O Responsabilidade do Transporte Publico é dividido entre a empresa prestadora de serviço e o poder publico, sendo que as responsabilidade do poder publico é:
Construir vias e terminais
Organizar linhas e horários
Implantar e manter ponto de parada
Definir tarifas e
Fiscalizar empresas que operam o sistema Como seu objetivo da empresa prestadora de serviço é deslocar pessoas diariamente, seja de como o destino sua área de trabalho, lazer ou qualquer outro lugar, e necessário que os órgãos responsáveis atentam algumas responsabilidades como:
Pontos e paradas adequadas para prover as necessidades básicas de conforto, informação, proteção etc.
Os veículos devem cumprir com o horário previsto de passagem nos pontos, contendo níveis satisfatórios de limpeza, segurança, lotação e manutenção.
Contratar profissionais capacitados para melhor atendimento aos usuários
Cumprir as ordens da prefeitura.
E por fim os usuários devem chegar ao seu ponto final no tempo previsto.
Os custos obtidos com o transporte urbano são:
Mão de obra 29,4%
Óleo diesel 23%
Impostos 21,1%
Veículos 19,1%
Outros 7,4%
Sendo que 50% desses custos são pela mão de obra e óleo diesel. Esses custos geralmente são cobertos pela tarifa publica, ou seja, aquela que a população paga com a passagem, quando a tarifa publica não cobre os custos ela e complementada pela tarifa de renumeração que é o que o governo paga as empresas prestadoras de serviço.
Par que o transporte urbano atinja níveis satisfatórios é necessário que haja investimento do poder publico como em melhores vias, pavimentação de ruas onde passarão os ônibus, terminais, estações e pontos dentre outros, e que a empresa prestadora de serviço invista em veículos novos e modernos, bilheteria eletrônica, informações ao usuário em tempo real, como por exemplo, onde está o ônibus, tempo