Transporte por membrana
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Biomedicina
Carol de Sousa Barbosa C296JF4
Marília Abadia Giancursi Galvão B97FGI5
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: DISCIPLINA DE BIOFÌSICA
Araçatuba-SP
2014
Carol de Souza Barbosa C296jf4
Marília Abadia Giancursi Galvão B97FGI5
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: DISCIPLINA DE BIOFÌSICA
Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentadas à Coordenação do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP como requisito para aprovação na disciplina.
Orientador: Prof. Me.Fábio Y. Kodama
Araçatuba-SP
2014
RESUMO
A sinalização celular consiste no conjunto de mecanismos que levam à comunicação entre as células de um organismo multicelular. A sinalização celular é necessária para a regulação do desenvolvimento celular (durante a embriogénese), para a regulação da organização das células em tecidos e para o seu crescimento e divisão das células, além disto, também é precisa para a coordenação das funções celulares (fase adulta). Existem dois modos de sinalização, o pelo contato direto entre duas células que pode ser via junções de hiato ou via moléculas associadas à membrana. O outro modo de sinalização é o por transmissão à distância via molécula segregada que pode ser endócrina (entre células distantes, pela corrente sanguínea), parácrima (entre células vizinhas) ou autocria (na mesma célula).
A comunicação intercelular utilizando sinais intercelulares compreende várias etapas, começa com a síntese e libertação do sinal pela célula sinalizadora que vai ser transportador até à célula alvo o sinal ou ligando pode ser de dois tipos, Hidrofóbico (receptores intracelulares) e hidrofílico (receptores menbranares) Na célula alvo um receptor específico vai detectar o sinal os receptores podem ser acoplados a canais iónicos em que a