Transporte no Brasil
Transportes no Brasil
Professor: Marcia Marchesini
Alunos:
Fernando Augusto de Moraes Silva RA: 11100609
Gustavo Queiroz Kavakami RA: 11134009
Ricardo Takashi Fujisawa RA: 11067309
Thales Francisco Ennes dos Santos RA: 11126709
Vinicius Pereira Garrido RA: 11089909
Sumário
1) Introdução
O Brasil possui dimensão continental e o transporte de produtos para todas as regiões deste país enfrenta barreiras, como a falta de infraestrutura, que eleva o custo do transporte e reduz a competitividade.
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico e tem papel fundamental na prestação de serviços ao cliente. Fleury [1] afirma que o transporte representa em média cerca de 60% das despesas logísticas, e pode variar de 4% a 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera o lucro operacional.
Iniciativas como a intermodalidade e o surgimento de operadores logísticos, apresentam relevante importância para a redução dos custos de transporte, pois geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e sues recursos de movimentação com vários clientes. Uma cadeia de suprimentos adequada, rapidez de atendimento ao mercado e agilidade em responder à demanda vêm assumindo papel importante nas estratégias empresariais.
Este trabalho procura definir, caracterizar, e classificar os modais de transporte de carga, estabelecendo uma comparação entre eles. Um panorama atual dos transportes no Brasil é também é abordado. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de dados sobre o assunto.