O Serviço Social Brasileiro em Movimento
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO.
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa dos direitos.
YAZBEK, M.C.; MARTINELLI, M.L.; RAICHELIS, R. O
Serviço Social brasileiro em movimento : fortalecendo a profissão na defesa dos direitos. In: Serviço Social e Sociedade
n. 95. São Paulo: Cortez, 2008, p. 05-32.
GÊNESE E INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Emergência da profissão nos anos de 1930;
CONJUNTURA:
contexto da emergente sociedade urbano-industrial, desenvolvimento da sociedade capitalista, conflitos de classe, crescimento numérico e qualitativo da classe operária urbana e pelas lutas sociais que esta classe desencadeia contra exploração e pela defesa dos direitos sociais e cidadania.
GÊNESE E INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Anos de 1930 -1940
Profissão como recurso mobilizado pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Católica.
Com vistas ao enfrentamento da questão social: capital x trabalho Emergem as lutas de classes, iniciam-se as ações de caráter assistencial, religioso e filantrópico.
GÊNESE E INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
As expressões da questão social como matéria prima a justificar a constituição do espaço profissional do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho.
GÊNESE E INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O Estado reconhece a legitimidade da questão social no âmbito das relações entre capital e trabalho, e busca enquadrá-la juridicamente visando a desmobilização da classe operária e o controle das tensões entre as classe sociais.
Exemplos emblemáticos: a CLT, o salário mínimo, a legislação sindical. O Estado brasileiro transformou a questão social em problema de administração, desenvolvendo políticas públicas e agências de poder estatal nos mais diversos setores da vida nacional.
GÊNESE E