Gestão de Estoques
Resumo: Este trabalho enfoca bases teóricas Logísticas e seus principais desafios: mostrando a ligação entre logística com suprimentos, fornecedores e estoques. Mostra a importância da logística para a distribuição de produtos e produção de uma empresa, em outras palavras, a execução das atividades relativas a movimentação de materiais e ao fluxo de informação, do fornecedor ao consumidor final. Através do tempo surgiram outras teorias integrando diversas áreas envolvidas na produção como a Logística Integrada.
1-INTRODUÇÃO
Devido a atual fase de competitividade global, as empresas buscam cada vez mais melhorias, para garantir seu espaço no mercado. Numa época em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas precisam atender as necessidades dos mesmos, ao mesmo tempo em que tem que reduzir seus custos é necessária uma eficiente área de logística. A palavra logística é de origem francesa. Foi usada pela primeira vez na guerra, onde para se obter sucesso na frente de batalha é preciso um ótimo sistema de apoio. As empresas que na historia sempre se basearam nos modelos organizacionais da igreja e do exército, procuraram implantar a logística no mundo dos negócios. As empresas tinham que ser diferentes uma das outras, já que começava a haver abertura comercial, resultando em maior concorrência. De acordo com Ching (1999, p.20-25), até 1950 as atividades de logística eram divididas entre diversas áreas. Com isso havia conflitos, já que nenhum departamento tinha responsabilidade e objetivos concretos a serem alcançados em relação à logística. Em meados de 1945, algumas empresas já tinham um departamento específico para cuidar de transporte e armazenagem de produtos.
2- HISTÓRICO
Só houve um maior desenvolvimento da logística quando a área de Marketing das empresas começa a ter destaque e a produção volta-se mais para o consumidor. Após 1950, foram detectadas mudanças nos gostos