O TRANSPORTE NO BRASIL
ICOMP – INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O TRANSPORTE NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Manaus
2014
MATHEUS DE MENEZES FERREIRA
O TRANSPORTE NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Trabalho apresentado na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no curso de Engenharia Civil, na disciplina de Informática Instrumental, sob a orientação da profª Thais Castro, para obtenção de nota parcial no 1º. período.
Manaus
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No Brasil, atualmente, há grandes problemas em relação à logística de transporte. Entre alguns dos problemas encontrados pelo setor está a baixa qualidade das rodovias brasileiras (com pouquíssimas exceções), fator que acaba prejudicando a eficiência do país, visto que no Brasil há uma sobrecarga sobre este modal de transporte. Em outros meios de transporte, também são encontradas deficiências, como o reduzido uso de hidrovias e a escassez de malha ferroviária no território, além de problemas nos portos e aeroportos brasileiros. Todos esses problemas contribuem negativamente para o processo produtivo no país, afetando principalmente o seu desempenho frente a outros países.
Partindo disso, este trabalho visa identificar algumas das deficiências da área – focando nos meios de transporte rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo –, e verificar algumas das ações aplicáveis pela engenharia de transportes e logística para a redução de alguns dos problemas encontrados.
1. O Transporte
A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Pode-se dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro.
Os transportes contêm três elementos: infraestrutura, veículos e operações comerciais. Infraestrutura é a malha de transporte: