Transporte ilegal
ATIVIDADE DISSERTATIVA EM GRUPO
Parte Introdutória
Define-se logística como: O processo de coordenar o fluxo, material e de informações, do ponto fornecedor ao ponto de consumo, de forma eficiente e efetiva, em correspondência às necessidades dos clientes. Tal definição pressupõe, no caso urbano, uma série de fluxos: de seres humanos, de matérias e de informações, de pontos a pontos. Esses fluxos devem atender às necessidades de todos os envolvidos, de forma eficiente e efetiva. Levando em consideração tudo o que foi estudado em Gestão de Suprimento e Logística realize a atividade Dissertativa em Grupo. O objetivo deste trabalho é saber como a Empresa Tradicional intermunicipal está se comportando com o surgimento de novos concorrentes (vans e microônibus), regulamentados e/ou ilegais. Que tipo de estratégias competitivas seu grupo utilizaria para enfrentar esta nova concorrência.
Transporte Alternativo e/ou Ilegal O deslocamento da população das cidades brasileiras e entre cidades tem sido realizado em sua maioria por ônibus. Assim, o sistema de transporte por ônibus consolidou-se como a principal modalidade de transporte no país. Para Lucena (1999) o transporte de passageiros por rodovias tem dois componentes principais (1) entre cidades feitas por ônibus e (2) urbano/suburbano por ônibus de linha. A estes podemos somar serviços de fretamento e serviços turísticos, ônibus escolares, serviços de táxi. (OECD 1990). Todos estes serviços fazem um mercado atraente, economicamente, pela quantidade de usuários que precisam de acessibilidade rápida, segura e a um preço justo para diferentes destinos.
Entretanto, por falta de uma filosofia empresarial eficiente, diversas deficiências no sistema regular - tais como oferta inadequada e insuficiente para atender à crescente demanda, falta de conforto e segurança, tarifa elevada demora, entre outros - provocaram a insatisfação dos usuários com o sistema. Com este