Tecnico
JULIO CESAR DOS SANTOS 2010.02.251.206
AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADORA
2010/3
2
ETAPA 1 A Propriedade Intelectual hoje está bastante em voga dentro do noticiário nacional, principalmente tendo em vista a chamada "pirataria". O prejuízo em termos de emprego, desenvolvimento tecnológico, tributos e, em algumas vezes, até vidas, por ingestão de remédios falsificados (por exemplo) é enorme. A discussão central está, como citado, na QUALIDADE E INOVAÇÃO em termos de desenvolvimento tecnológico. Com base no que você aprendeu no conteúdo da disciplina Propriedade Intelectual, Direito e Ética, pesquise e responda as seguintes questões:
1) A liberdade de informação pode ou não ajudar na QUALIDADE E INOVAÇÃO das criações intelectuais? (como por exemplo: livros, músicas, cinema, software, etc).
Não concordo com a liberdade de informação, acho que prejudica a Qualidade dos produtos gerados e inibe o processo de inovação. O que pode melhorar bastante, no caso para músicas, é o barateamento do CD’s| DVD’s. Com os preços de hoje, é praticamente impossível alguém da classe baixa ter acesso a este tipo de informação, desta forma ele parte para o “mercado negro”. As produtoras, como todos sabem, são as que mais lucram com a comercialização, enquanto a maior renda para os artistas é em show’s. Outra questão é na parte de livros. Nisto o governo deveria pegar pesado para incentivar, principalmente em bibliotecas publicas, com isso teríamos uma teórica liberdade de informação para os livros.
1
Wohlin, C., Shull, F., Aurum, A., Ciolkowski, M., Petersson, M. (2002) “Software inspection
benchmarking-a qualitative and quantitative comparative opportunity”. In: Software Metrics, 2002. Proceedings. Eighth IEEE Symposium, p. 118-127
3
2) Estando todas as obras disponibilizadas, por exemplo, na Internet há incentivo à QUALIDADE E INOVAÇÃO? Não. Conforme descrevi no questionamento